Até que ponto poder e uso da força estão interconectados?
Provavelmente, na polarização política e social que reflete uma polarização no discurso político, mas também no discurso mediático. O culto pela discussão em vez do debate, do grito e insulto em vez da conversa e contraposição de argumentos, a emoção extrema e a sua exploração em vez da racionalidade e bom senso foram premiados pelas audiências e pelo eleitorado. Assim, esta situação não é contrária à evolução das democracias, é antes um seu resultado.
Provavelmente, porque este cidadão deixou de acreditar que o sistema político responde às suas necessidades e anseios. Possivelmente, deixou de acreditar na sociedade em que vive como um sistema de organização que lhe garante justiça e a sua contribuição para o governo comum. Parece ter sido nestes espaços de descontentamento que o populismo ganhou o seu território para expandir a sua influência. ((Cátia Mirtam Costa, J Económico)
Contudo, os populistas também têm sofrido ataques, tal como outros políticos de áreas mais liberais. Nesse sentido, o uso da violência para expressão de descontentamento tornou-se universal entre apoiantes e opositores aos populismos. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário