quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A Frase (234)

O que será da Ucrânia se Donald Trump ganhar em novembro? A acreditar no que explicou o seu candidato a vice, J.D. Vance, em entrevista ao podcast “The Shawn Ryan Show”, o plano de uma futura Administração Trump passa pela promoção de uma espécie de zona tampão, supostamente desmilitarizada, em cima da atual linha de contacto na frente leste, que permitiria, na prática, que a Rússia ocupasse, pela via do congelamento do conflito, 20% do território ucraniano. (Germano Almeida, DN)

Vance mostrou-se sempre muito mais preocupado em atender às exigências da Rússia de Putin, ao deixar claro que a Ucrânia “teria de abdicar das intenções de entrar na NATO e em outras organizações do género” (não especificou se estava a referir-se à UE). O senador J.D. do Ohio foi particularmente insistente nesse ponto: “A Ucrânia teria de aceitar a neutralidade.”

Até agora, o apoio dos EUA tem sido absolutamente crucial para a resistência ucraniana. Trump e Vance preparam-se para remeter a questão para a responsabilidade da Europa - sabendo que isso poderá provocar a primeira grande divisão entre os países da UE, desde 24 de fevereiro de 2022.

Sem comentários: