quarta-feira, 25 de setembro de 2024

A Frase (239)

Quem controla a agenda e a opinião pública, controla o destino da nação. Que destino nos espera se não nos sentirmos autorizados a discutir o tema da imigração? Ainda que a diferentes velocidades, todos os povos europeus acabarão por ser chamados a pensar sobre a entrada massiva de extra-europeus nos nossos territórios, como vai ficando evidente em nações centrais como a França ou a Alemanha.  (Daniela Silva, J Económico)

É pouco relevante tentar avaliar as intenções de quem suscita o tema ou dizer que determinado momento não é o mais oportuno para trazer o tema à baila – obviamente, para quem acha que as preocupações com a imigração são sempre ilegítimas, todos os momentos serão inoportunos!

Reprimir o livre debate gera duas consequências: a radicalização, tanto de pessoas que se sentem censuradas quando manifestam preocupação em relação à imigração, como das que operam na sociedade como zelotas da moral dominante; por outro lado, gera a fragilidade da argumentação de parte a parte, por falta de exercício intelectual e de confronto regular com ideias.

Sem comentários: