Os que se intitulam agora guardiões do templo têm da liberdade uma noção de posse exclusiva, não respeitam a diferença, fomentam a desigualdade como se a Liberdade fosse exclusiva de alguns. Uma das grandes mistificações nascidas, muito por obra e graça do PCP, é confundir o exercício da liberdade com a defesa do socialismo.
De tal maneira que ainda hoje se considera que os que pugnam pelo socialismo, nas suas diversas formas, são os únicos defensores da liberdade, enquanto os que são contra a ideia do socialismo são classificados de inimigos da liberdade e, para alguns, são até considerados fascistas.
Ora acontece que não se pode defender a liberdade pretendendo que deve ser total para uns e limitada para outros. E tão pouco é coerente celebrar a democracia agitando no ar o espectro da censura de ideias 50 anos depois de 25 de Abril de 74 a última coisa que precisamos é de polícias do pensamento e da liberdade de expressão. ( Falcão, A esquina do Rio, texto completo)
Nota: Existe hoje na sociedade uma busca incessante pela liberdade no sentido de ter capacidade de tornar realidade qualquer desejo que se tenha.
Sem comentários:
Enviar um comentário