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sábado, 23 de agosto de 2025

A Frase (193)

Ferrovia: que ninguém fuja à responsabilidade - O que está em causa nos enormes investimentos previstos para a ferrovia de alta velocidade em bitola ibérica, é um erro político de enormes dimensões.      (Henrique Neto, OBSR)

Durante a assinatura do contracto de concessão para a construção e manutenção por 30 anos do troço Porto-Olã da linha ferroviária de alta velocidade, o ministro das Infraestruturas e Habitação Miguel Pinto Luz deixou a pérola seguinte: “As linhas de Alta Velocidade são, a par do novo aeroporto de Lisboa, as maiores obras que o país levará a cabo neste século, e são fatores críticos para o crescimento económico de Portugal. São projetos que envolvem um largo consenso nacional. 

É por isso decisivo que sobre a alta velocidade e, no geral, sobre a importância do investimento na ferrovia, haja uma atitude determinada deste Governo e que está alinhada com o Parlamento e a vontade dos Portugueses. Este é para mim um grande sinal de maturidade democrática.”

Nestas poucas palavras o ministro faltou descaradamente à verdade e omitiu o essencial sobre a inexistência de um verdadeiro debate nacional sobre um sistema ferroviário que sirva a economia portuguesa, seja porque a escolha governamental da bitola ibérica impede as ligações internacionais, determinantes para os sectores exportadores e para as viagens dos portugueses na Europa, seja porque desperdiça o financiamento disponível da União Europeia, fortemente usado pela Espanha e pelos países da Europa de Leste e contribui para o desnecessário endividando do Estado a pagar pelos portugueses durante os próximos trinta anos. 

Acresce que no seu delírio verbal, o ministro não hesitou em eliminar todos os possíveis investimentos futuros de outros governos até ao final do século. Pura megalomania que revela uma continuada fuga do ministro à realidade.

Mas vejamos com mais pormenor algumas das inverdades e omissões do ministro .

1. É falso que haja um consenso nacional sobre a ferrovia em bitola ibérica e é falso que a Assembleia da República tenha aprovado, ou sequer debatido, os planos do ministro de uma ferrovia em bitola ibérica - (continuar a ler)

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