Pesquisar neste blogue

sábado, 11 de outubro de 2025

Tolerância Imunológica Periférica (Prémio Nobel De Fisiologia Ou Medicina 2025)

As células reguladoras mantêm o sistema imunológico agindo na intensidade precisa
 para defender o corpo.
[Imagem: Nobel Academy]

Células reguladoras do sistema imunológico

Foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2025.

Os vencedores são Mary E. Brunkow (Instituto de Biologia de Sistemas - EUA), Fred Ramsdell (Universidade da Califórnia de Los Angeles - EUA) e Shimon Sakaguchi (Universidade de Quioto - Japão), que foram premiados pelas suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica.

Trabalhando separadamente, o trio fez trabalhos que levaram à identificação das células T reguladoras, conhecidas como "guardas de segurança do sistema imunológico" porque são cruciais para manter o sistema imunológico sob controle.

As descobertas desvendaram o mecanismo pelo qual o corpo impede que seu sistema de defesa ataque os próprios órgãos - quando isso acontece, desenvolvem-se as chamadas doenças autoimunes.

A grande importância do trabalho dos três investigadores reside em compreender como o sistema imunológico é regulado: O sistema deve ser forte o suficiente para combater invasores (como vírus e bactérias), mas controlado o suficiente para não atacar os tecidos do próprio corpo. Ao identificar as células T reguladoras e entender seu papel, os cientistas abriram um novo campo de pesquisa fundamental para tratar doenças causadas por um desequilíbrio que pode levar à autoimunidade.
A descoberta seminal do professor Sakaguchi serviu de base para o trabalho dos outros dois investigadores.  [Imagem: Nobel Academy]

Aplicações e potencial futuro
As descobertas de Brunkow, Ramsdell e Sakaguchi já estão a servir de base para o desenvolvimento de novos tratamentos médicos que estão a ser avaliados em ensaios clínicos, tendo em vista sobretudo as seguintes aplicações:

Tratamento de doenças autoimunes: Espera-se que a manipulação ou reforço das células reguladoras possa tratar ou curar doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, lúpus e artrite reumatoide.
Tratamento do câncer: A compreensão da tolerância imunológica é vital no tratamento do cancro. Inibindo essas células reguladoras em tumores, por exemplo, é possível "soltar as rédeas" do sistema imunológico, permitindo que ataque as células cancerosas de forma mais eficaz, levando a tratamentos cancro mais eficientes, embora os efeitos colaterais tenham que ser estudados caso a caso.

Transplantes: As descobertas também oferecem esperança para prevenir complicações graves após transplantes de células-tronco, garantindo que o novo sistema imunológico não rejeite o corpo do paciente.

(Fonte: DS)

Sem comentários: