sábado, 2 de maio de 2009

A Simbologia das Pedras Preciosas


As pedras preciosas e semipreciosas - por causa da sua beleza desempenham não apenas a função ornamental, mas influenciam também a fantasia através das suas cores e outras características. 
A sua beleza só se manifesta após lapidação, tornando-se símbolos de uma humanidade que tinha necessidade de ser purificada, enquanto os cristais, mais puros, como o cristal de rocha, representavam a virtude perfeita. A iconografia cristã interpreta-o como símbolo da Virgem Maria, porque não resplandece só por si, mas começa a brilhar quando é atingido pelo raio da luz divina. As jóias simbolizam nas religiões asiáticas os tesouros dos ensinamentos religiosos autênticos.
A "pedra filosofal" da alquimia é uma pedra preciosa mítica, ou uma pedra de construção já aparelhada no entender das corporações edificadas especulativas.
Muitas vezes as  pedras preciosas-principalmente os cristais - eram utilizadas como reflectores que podiam auxiliar na meditação e exercer também um efeito curativo. 
No Apocalipse (Revelação) de São João, a "Jerusalém celeste" do fim dos tempos profetizado é revestida de pedras preciosas multicolorida, que de certa maneira trazem de volta de forma duradoura as águas puras e cintilantes das fontes do paraíso.- O emblema que o sumo sacerdote dos hebreus usava ao peito era adornado com doze pedras preciosas. Nessas pedras deveriam estar gravados os nomes das doze tribos de Israel .
(voltaremos a este tema mais tarde)

Sem comentários: