quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Número Oito


O dia da ressurreição de Cristo, é concebido como"oitavo dia da criação" e começo da nova era do mundo, motivo pelo qual as pias baptismais frequentemente têm a forma octogonal. Recordemos também as estrelas de oito pontas da arte românica,as rosáceas de oito pétalas dos vitrais, as oito pontas da cruz de Malta. O budismo menciona os "oito atalhos".

O oito, representado geometricamente por um octógono, traduz a figura intermédia entre o quadrado (que simboliza a ordem terrestre) e o círculo (expressão da ordem celeste); consequentemente é o símbolo da regeneração, de passagem do que é contingente ao que tem validade eterna.
Indica também a existência depois da morte, que, para os indíviduos religiosos, representa o acesso a uma «nova vida».
É portanto o número que representa continuidade eterna: não é sem razão que o símbolo matemático do infinito é um 8 deitado sobre os lados.

Um individuo oito pode alcançar rapidamente uma grande fortuna em termos de dinheiro e de poder. Pode, no entanto, com a mesma rapidez, caírem desgraça, devido a erros de cálculo ou a circunstâncias imprevistas. Significa, pois, empenho nas coisas terrenas, porque, ao nascer, faz o seu ingresso no palco do mundo.

Sem comentários: