quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Escola Precisa de um Projecto Coerente


A Escola continua à espera de um projecto coerente que promova o mérito de alunos e professores, que devolva a todos a possibilidade de atingir os objectivos que se pretendem para um ensino de verdade, responsável e eficaz. Não vi ainda um pensamento estruturado para uma escola que se quer de futuro, adaptada à vertigem dos tempos mas que promova os princípios, o saber, o respeito pelos outros e que seja estimuladora das capacidades intelectuais e de trabalho dos que nela participam.
Discute-se a avaliação,o estatuto do aluno, o estatuto do professor, etc. etc. Porquê? Porque o ME,anterior, começou exatamente po aí. Medidas desgarradas, sem avalição das consequências da sua aplicação.
Está tudo errado. E... tenho sérias dúvidas que assim não vá continuar. Não vi a Ministra Isabel Alçada com ideias e princípios orientadores de uma filosofia da escola do séc XXI.
Os partidos políticos, como a própria Ministra propõe-se a discutir erros pontuais, importantes sim, porque travam o próprio regular funcionamento da Escola, mas são sempre medidas desgarradas, é puxar de um lado e destapar de outro.
Onde estão os especialistas em educação deste país? Não serão capazes de construir um projecto coerente e abrangente para um escola do presente e para o futuro ?

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