quarta-feira, 12 de maio de 2010

Esperar Para Crer ...


Segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu 1,7% no primeiro trimestre do ano em relação ao período homólogo e avançou um por cento face aos três meses anteriores.
Depois de tantas ilusões e desilusões, vamos lá com calma e não entrar em euforias.

Segundo João Duque - a pergunta é se vamos continuar a recuperar a este ritmo, porque diz não gostar de embandeirar em arco com indicadores ainda muito frágeis e salientou, admitindo que, a confirmar-se a evolução, seriam superadas "as melhores previsões até do Governo".

Para o economista, além de aguardar para "ver se há um outro trimestre que vem ou não robustecer estes indicadores", importa perceber "como se decompõe isto".

"Se for resultado de consumo público, artificialmente mantido por endividamento continuado, isto não é nada, é um crescimento ilusório que vamos pagar a seguir. Mas se há uma dinâmica grande de investimento, se é um crescimento com reflexos no emprego e investimento privado, então aí estou descansado porque vamos ter um efeito sustentado de longo prazo".

Fonte: Expresso

Sem comentários: