O poder da chave no âmbito eclesiástico é atribuído ao apóstolo Pedro, com referência ao Evangelho de São Mateus 16,19. Por causa da frequente representação de São Pedro com grandes chaves, ele é considerado popularmente como o 'porteiro do céu'.Na representação do Juízo Universal no fim dos tempos, uma grande chave serve para trancafiar o diabo por mil anos no poço do abismo (Apocalipse 20,1).
Chave é também um modo de definir o procedimento de decifração de uma escrita secreta ou a interpretação de símbolos no sentido do Evangelho de São Lucas (11,529. 'Ai de vós, doutores da lei, que usurpaste a chave da ciência', isto é, que com vossa falsa interpretação da Bíblia tornastes impossível o conhecimento de Deus.No passado tinha bastante importância o poder da chave da esposa, que como símbolo da sua dignidade levava no cinto um molho de chaves, geralmente recebido da mãe do noivo no momento do seu ingresso na casa: era a única que tinha acesso a todos os cofres e armários.
No os brasões as chaves significam a confiança e a fidelidade comprovada ao próprio senhor. As duas chaves sobre o emblema papal aludem ao 'poder de ligar e desligar', e eram originalmente representadas em prata e ouro: a chave dourada é a que liga; a prateada, a que desliga.
Sem comentários:
Enviar um comentário