segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Realidade Do Portinho da Arrábida Uma das Sete Maravilhas ...


Abastecimento de água e luz na Arrábida à mercê das condições climáticas

A situação já era perigosa, mas está caótica desde há uma semana, após o primeiro vendaval do ano. No Portinho da Arrábida, as condutas de abastecimento de energia eléctrica e de água estão literalmente à vista, depois do mar ter levado o seu “enchimento”, parte da barreira da passagem pedonal.

Banhistas, moradores e comerciantes do Portinho da Arrábida estão com o “coração nas mãos”. O vendaval de há uma semana provocou o aluimento de parte da já de si fragilizada barreira, com cinco metros de altura, do corredor de emergência entre as praias do Portinho e do Creiro.


O cabo, de cor verde, que transporta a energia eléctrica desde o Creiro a toda a zona do Portinho e Alpertuche, bem como a canalização, de cor escura e de maior diâmetro, estão perigosamente à vista, depois do mar ter retirado a sustentabilidade desta barreira, de terra argilosa, que serve de caminho pedonal, leia-se corredor de emergência entre ambas as praias.

7 MARAVILHAS Diga-se a propósito que o Portinho saiu vencedor, na categoria de praias e falésias, no recém realizado concurso, por televoto, das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. “Infelizmente, as imagens que foram mostradas ao país foram como que branqueadas, ou seja, passaram despercebidos os reais problemas do Portinho, que urgem solução,” disse Pedro Vieira, que deseja uma “rápida intervenção e entendimento” por parte das inúmeras entidades com jurisdição sobre aquela galardoada zona do Parque Natural da Arrábida
Fonte: O Setubalense

Sem comentários: