quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Invisibilidade É Possível

Este dispositivo é o primeiro capaz de ocultar objectos dentro do espectro de luz visível e é o resultado de uma investigação publicada na revista científica “Nature Communications”.

O aparelho que é capaz de fazer desaparecer pequenos objectos, tais como alfinetes ou clipes, é composto por dois cristais de calcite. Uma das propriedades da calcite é a polarização da luz. Quando um raio de luz incide nos cristais, este desdobra-se em dois feixes polarizados em direcções perpendiculares e com velocidades diferentes. Os cientistas colocaram dois prismas de calcite unidos em forma de piramidal na parte superior e usaram ouro para promover a reflexão. Como resultado, os elementos colocados entre os dois painéis da pirâmide desapareceram. Os raios de luz polarizados são refractados e o observador vê o "desaparecimento" dos objectos.

Os investigadores acreditam que o sucesso alcançado abre a porta para que, em breve, os peritos possam esconder objectos maiores, como componentes militares. Outra aplicação mais mundana, mas possivelmente muito mais popular, pode ser na indústria cosmética. As calcites podem esconder pequenas manchas e imperfeições da pele, segundo indica Zhang Shuang. [Com tanta invisibilidade que já por aí anda , imaginem só o vantajoso que isto seria para a ladroagem pululante ]


Fonte: Naturlink

Sem comentários: