...A Espiral Continua : A dúvida é se Sócrates coloca a teimosia e o imenso ego à frente do país ou se num rasgo de bom senso tem a lucidez de pôr o país à frente dos seus jogos de poder.
Dia a dia a situação piora na banca nacional com as agências de notação a baixarem o “rating” dos principais bancos portugueses. Desta vez foi a Moody's a anunciar que cortou o "rating" a sete bancos portugueses.
Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Comercial Português (BCP), Banco Espírito Santo (BES), Banco Português de Investimento (BPI), Santander Totta e Banco Português de Negócios (BPN) foram os bancos alvo da Moody’s segundo revela em comunicado a agência citada pela Bloomberg.
Ressalve-se, no entanto, que nem todos os bancos foram alvo do mesmo tratamento já que no caso do Montepio o corte foi em um nível, enquanto nos restantes bancos a redução foi em dois ou mais níveis.
Como tem sido norma para as agências de notação a justificação dada pela Moody's seguiu o caminho já traçado anteriormente pelas suas congéneres referindo que mais esta baixa à banca nacional se deve ao corte do “rating” da República anunciado ontem pela agência de notação financeira, uma das mais influentes em todo o mundo.
A juntar à principal justificação do corte a Moody’s diz ainda que a descida da notação "reflete a fraqueza do perfil de crédito da maioria dos bancos portugueses".
Fonte:RTP
Sem comentários:
Enviar um comentário