terça-feira, 5 de julho de 2011

Haverá Resposta ?

A resposta tem de ser global, europeia. Não por solidariedade - onde é que ela já vai? - mas porque não é possível pôr uma cerca à volta de Portugal e da Grécia para aí conter os problemas. Se fosse possível, provavelmente já teríamos sido sacrificados.
Temos de cumprir a 200% do plano da troika. Mesmo assim, só decidiremos 5% do nosso futuro.
A Europa perdeu uma oportunidade quando chumbou as "Eurobonds". A reestruturação é uma caixa de pandora que ninguém quer abrir. A solução francesa para a dívida só adia o problema. E a solução alemã não existe. O que fazer? Cumprir o plano da troika. Merecer ter sorte. E esperar que os alemães decidam fazer por ela. É a opinião de Pedro Santos Rebelo, J.Negócios e com a qual concordo.

Entretanto, depois da decisão da Moody's O gabinete do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, diz em comunicado que "a decisão da Moody's ignora os efeitos da sobretaxa extraordinária em sede de IRS anunciada pelo Governo durante o debate do Programa de Governo no final da passada semana".[ será? ]

Esta medida, prossegue comunicado, "constitui a prova da determinação do Governo em garantir os objectivos do défice para este ano, incluindo medidas que não estejam previstas nos memorandos de entendimento".

Mas vai ser muito difícil porque a herança é pesadíssima. Portugal e Grécia são os países com os "ratings" mais baixos da Europa, ambos ao nível de "lixo". Seis países receberam a classificação máxima.

Sem comentários: