segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As Palavras Gastas De Merkel ...

...Estão quase a virar cassete, enquanto a Europa vai mergulhando um pouco todos os dias.

Para Merkel, "quem não cumprir, tem de ser obrigado a cumprir", e os prevaricadores deverão, se necessário, ter de responder pelos seus actos perante o Tribunal Europeu de justiça.

"Se um país da zona euro não respeitar os critérios de estabilidade, deverá poder ser processado no Tribunal Europeu de Justiça", afirmou  na entrevista ao principal canal da televisão pública.

O Tratado de Maastricht impõe um limite de três por cento para o défice orçamental e um limite máximo de endividamento de 60 por cento do PIB aos países da  UE

Portugal por exemplo, teve um défice orçamental de 9,1% em 2010, que tenciona baixar para 5,9% este ano, e traçou a meta de voltar a cumprir o limite de 3% em 2013.

Merkel disse ainda que a crise das dívidas soberanas "é muito séria", advogando a permanência da Grécia na zona euro, pelo menos enquanto a União Europeia e o FMI, através da chamada 'troika', atestarem que Atenas cumpre o programa de ajustamento económico.

A chanceler alemã alertou ainda para os riscos de contágio de outros países em dificuldades, como Portugal e a Irlanda, caso a Grécia entre em incumprimento, apesar de esta solução ser defendida por muitos economistas (J.Negócios)

Sem comentários: