quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Até O Incenso Tem Futuro Incerto

Num estudo publicado no Journal of Applied Ecology, os ecologistas alertam que a produção de incenso na Etiópia pode diminuir para metade nos próximos 15 anos.

O incenso é produzido através da goma das árvores do género Boswellia. Estas árvores crescem em habitats rochosos e íngremes e fornecem abrigo a outras espécies de plantas.
Todos os anos pode ser extraída mais de 3 quilos de resina de uma única árvore. Após cinco anos de extração a árvore deverá ficar em repouso por igual período para maximizar as extrações futuras.

Neste estudo realizado na Etiópia, os cientistas analisaram a espécie Boswellia papyrifera. Frans Bongers, ecologista da Universidade de Wageningen e coautor do estudo refere que há muitas razões para esta espécie estar ameaçada. “Em locais como Oman, Iémen (...) e agora, na Etiópia, estão a ser cortadas para a terra ser utilizada para a agricultura.”
Bongers explica que o género Boswellia é geralmente classificado como "Vulnerável" como resultado da fragmentação de habitat e baixos níveis de rejuvenescimento.

“As florestas estão em declínio porque os indivíduos mais velhos estão a morrer continuamente e não há novos indivíduos a aparecer no sistema. Isto significa que as florestas estão a ficar sem árvores.(Fonte: www.bbc.co.uk via Naturlink)

Nem o incenso escapa. Estamos não no fim, mas no meio de grandes modificações, ambientais, políticas, económicas e quem sabe do próprio homem. Para os Novos Tempos, a palavra só pode ser ADAPTAÇÃO. Quando há grandes alterações ou nos adaptamos ou morremos, não há escolha.

1 comentário:

José Gonçalves Cravinho disse...

À falta de incenso para incensar os Altares,os Padres poderão usar
por exemplo,cagalhões de burra ou vaca pois êstes animais biblicos
até aparecem no presépio.