sexta-feira, 13 de abril de 2012

Porque É Tão Difícil Alcançar Empatia Entre Adversários Políticos ?


Quando tentamos colocar-nos no lugar dos outros, assumimos que a pessoa sente da mesma forma que nós, e geralmente conseguimos reconsiderar a situação.
Mas a empatia parece ter um limite bem claro, segundo Ed O'Brien e Phoebe Ellsworth, da Universidade de Michigan (EUA).
Parece que nós não conseguimos estender essa autoprojecção a pessoas que têm posições políticas diferentes da nossa.
E não o conseguimos, mesmo em condições extremas, afirmam os investigadores  num artigo publicado na revista Psychological Science.

Existem estados internos, a que os investigadores chamam estados viscerais, que temos muita dificuldade para mudar.
Normalmente, os estados viscerais são tão fortes que as pessoas os projectam nos outros: "Eu estou a sentir frio, logo aqui está frio, e você está com frio também."

Pois, mas com os ratos não sucede do mesmo modo. - Claro: homem é homem e o rato é um rato ...

Os ratos não suportam ver os seus semelhantes aprisionados : reagem de forma agitada para que saiam de uma gaiola ou caixa. Esta é a prova de que são dotados de uma capacidade de empatia, segundo relatou uma equipa de investigadores da Universidade de Chicago (EUA) num artigo publicado na revista «Science»


O resultado das experiências : o que aconteceu naquela instituição parecia uma revolução de roedores. Os animais conseguiram libertar os seus companheiros da prisão, umas gaiolas de acrílico onde tinham sido colocados pelos investigadores, e sem existir uma recompensa no final – o que revela que sentem empatia quando vêem outros animais em apuros.

Para os autores, a razão pela qual os animais actuam é por quererem pôr fim ao sofrimento dos seus companheiros engaiolados.

Sem comentários: