segunda-feira, 11 de junho de 2012

Crime E Castigo ...


...  A única via.
A Democracia custou muito a ganhar, se os políticos falham com dolo, têm a obrigação de pagar por isso. A democracia implica direitos e deveres quando não respeitados devem ser escrutinados, só a democracia o permite e se for caso disso é a justiça que tem obrigação de resolver. A falta de democracia leva à corrupção, ao incumprimento de deveres, ao despotismo, não o contrário.

Estando o país afogado em dívidas por obra e graça de sucessivos disparates de quem ocupou cargos decisórios no aparelho de Estado, a aplicação generalizada da teoria de Rui Rio implicaria a nomeação sem recurso ao voto popular de quem governasse Portugal nos seus múltiplos patamares. Restando saber qual o iluminado para fazer as escolhas discricionárias.


Sim, é preciso lutar por um exercício de poder político credibilizado. E há alternativas à suspensão dos direitos democráticos. Uma delas passa pela efectiva responsabilidade de quem ocupa postos decisórios no aparelho de Estado, punindo-os não apenas nos sufrágios populares mas impedindo candidaturas em casos de comprovada má gestão. E a criminalização é também uma fórmula bem-vinda para a moralização da vida pública.


Fernando Santos, JN

Sem comentários: