quarta-feira, 13 de março de 2013

Marte Teve Condições Para A Existência De Vida

A sonda "Curiosity" provou que Marte teve condições para a existência de vida, a primeira vez que tal acontece fora da Terra, anunciou hoje a agência espacial norte-americana, NASA.

As "provas" - vestígios de hidrogénio, carbono e oxigénio, necessários ao desenvolvimento de microorganismos - foram identificadas através da análise de rochas recolhidas pela sonda Curiosity, um robô com seis rodas e dez instrumentos científicos a bordo, considerado o veículo mais sofisticado enviado até hoje para o espaço em missão científica

Também através de análise química, os cientistas determinaram que a água que ali existiu tinha um pH neutro, ou seja, que não era demasiado salgada, ácida ou oxidante.

Os cientistas dizem que encontraram um "ambiente habitável, que é tão benigno e com condições para vida que quem estivesse lá provavelmente poderia ter bebido da água", disse John Grotzinger, cientista da equipa de exploração de Marte.

Segundo o mesmo responsável, a água terá existido há cerca de três mil milhões de anos, quando o planeta tinha também os cumes das montanhas nevados .( pode ler  mais aqui)

Sem comentários: