sábado, 16 de março de 2013

Os Pais Não Estão A Dar a Importância Devida Ao Brincar


Técnicas de educação, escolas continuamente monitoradas e pais excessivamente preocupados estão a esquecer que as crianças devem ter tempo para brincar livremente.

O alerta é do Dr. Peter Gray, da Universidade Boston College (EUA).
Segundo ele, educadores e pais não estão a dar a importância devida ao brincar - ser livre para brincar significa ser livre para aprender.


Brincar livremente, sem dirigismo e sem brincadeiras previamente estruturadas, é crucial para o desenvolvimento psicológico saudável e para que as crianças se preparem para enfrentar os desafios que encontrarão pela vida.

"É brincando com outras crianças, longe dos adultos, que as crianças aprendem a tomar suas próprias decisões, controlar suas emoções e seus impulsos, ver a perspectiva do outro, negociar diferenças, e fazer amigos," diz ele.

"Em suma, é a brincar que as crianças aprendem a tomar conta de suas vidas," acrescenta.


Eu apresento provas convincentes de que, nos últimos 50 anos, conforme as oportunidades das crianças para brincar livremente diminuíram, houve um aumento dramático na ansiedade, na depressão e no suicídio entre jovens, que não tiveram as oportunidades que o livre brincar fornece para encontrar significado e alegria na vida," conclui ele.

A solução? Deixe as crianças brincarem livremente um pouco mais.

1 comentário:

alice disse...

Ai como eu brinquei tanto na rua com os meus irmão e amigos. trotinetas improvisadas, berlindes, joguei ao ringue, saltei ao eixo, à apanhada, aos índios e cowboys,corridas de biciclete...eramos tão inconscientemente felizes. Hoje esta liberdade efectivamente já não é possível.