quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Nova Revolução Que Está A acontecer No Ocidente ...

Num longo artigo, o jornalista da BBC Peter Day refere a incrível alteração que Henry Ford impôs na produção industrial do século xx, copiada agora pela China, concluindo depois que esta já não se coaduna com as necessidades do século actual.

Peter Day parte das suas observações pelo mundo fora, e conclui que a produção de bens mais ao gosto pessoal de cada consumidor vai pôr termo à preponderância da produção em massa, permitindo às empresas que investirem nesta mudança dominar os mercados. Em vez da uniformização dos produtos, Day refere o serviço personalizado para o qual o trabalho criativo será indispensável.

Citando um empresário de Silicon Valley, Day diz-nos que se o século xx foi o das dúzias de mercados com milhões de consumidores, o século xxi será o de milhões de mercados para dúzias de consumidores.(continue a ler aqui)

Algo tem de mudar. Chegámos ao fim de um ciclo. Urge que um novo ciclo surja. Tudo terá que ser diferente,  há mito que o percebemos, só que a mudança foi tão repentina que a adaptação tem sido muito difícil e vai continuar a ser.

Sem comentários: