terça-feira, 12 de novembro de 2013

Hoje É Assim Amanhã Logo Se Vê ...


O PIB deverá crescer 0,3% este trimestre. Os números oficiais só são divulgados quinta-feira, pelo INE, mas vários especialistas apontam para uma subida em cadeia, do Produto Interno Bruto (PIB). Esse aumento ficará a dever-se em grande parte às exportações, que cresceram dentro e fora da Zona Euro, como adiantou ontem o vice primeiro-ministro Paulo Portas.
Fonte: SIC notícias
Também o consumo privado deverá registar uma retoma ligeira, a par da confiança dos consumidores, dos empresários e da tímida descida da taxa do desemprego.
A economia começa assim a emergir dos 3 anos consecutivos de recessão, agravada pelas duras medidas de austeridade impostas pelo resgate financeiro que obrigou ao maior aumento de impostos dos últimos 38 anos de democracia, em Portugal.
Segundo um estudo da universidade católica, o PIB deverá cair 1,5% este ano, mesmo assim 0,9% acima das previsões de Julho.
Para 2014 prevê-se uma variação nula do PIB com um Orçamento que prevê 3.900 milhões de euros em cortes em medidas de austeridade - 2,3% do PIB - e 80% do esforço do lado da despesa.

Sem comentários: