terça-feira, 25 de agosto de 2015

É A Era Dos "Novos Descobrimentos"

O empreendedorismo está a dar cartas em Portugal. Quem o diz é a revista Forbes, que caracteriza o país como “famoso pelos descobrimentos marítimos, pela riqueza Histórica e cultural e, agora, pelo seu investimento no empreendedorismo”.  Para a Forbes, o segredo do sucesso português, em relação aos restantes países europeus, é o apoio do governo.

A sociedade de capital de risco Portugal Ventures é destacada pelo seu contínuo investimento em empresas inovadoras com base científica e tecnológica e em projectos no sector do turismo e da expansão internacional. Após vários anos, o sucesso das startups em Portugal é evidente e este ano o PIB português já aumentou 1,6%. É a era dos “novos descobrimentos portugueses”. (via Observador)

Verdade. Nós portugueses somos mesmo assim. Em tempo de dificuldades, o engenho, a arte, o desenrascanço e o instinto da descoberta dão-nos o impulso necessário para caminharmos em frente na procura do sucesso. Basta estar com atenção às notícias ou olhar à nossa volta para constatar que quase diariamente, seja na investigação, concepção de novos produtos alimentares, estratégias publicitarias, utilização de novas tecnologia e em muitos outros campos temos inovado muito. Acresce que hoje temos muitos licenciados à frente dos projectos, o que substitui o antigo 'desenrascanço' por objectivos, estratégias e avaliação convenientemente estudados e bem definidos.

Sem comentários: