segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Invasores Ou Refugiados? - Eis A Questão !

Os factos: 1) mais de 250 mil pessoas chegaram desde janeiro à União Europeia de forma ilegal. Destes, cem mil puseram pé na Itália, 150 mil na Grécia; 2) o objetivo da maioria é chegar seja à Alemanha porque é generosa a dar asilo seja à Grã-Bretanha por causa da língua; 3) há refugiados de guerra, como os sírios, há os imigrantes económicos, como os subsarianos, e pode haver terroristas; 4) com o perpetuar das guerras no mundo islâmico o fluxo migratório continuará; 5) há redes de traficantes a fazer fortunas.

As soluções: 1) catalogar os refugiados como invasores, como fez um senador italiano, e obrigar os barcos a regressar aos portos de origem e destruindo-os para estragar o negócio às redes. E esperar que assim sejam menos os que tentarão o eldorado; 2) considerar os refugiados seres humanos, criar condições para um acolhimento digno, distribuí-los pela União Europeia enquanto esperam definição do estatuto e prevenir as travessias aventureiras negociando com os países do Sul do Mediterrâneo sistemas de vistos e vigilância das costas.

Ora, os governantes europeus têm medo de que aceitar refugiados dê votos a partidos como a Frente Nacional ou a Aurora Dourada. E também duvidam da vontade de integração de muitos imigrantes, como deixou claro um ministro eslovaco que disse preferir sírios cristãos.

Mas há outra realidade que toda a gente reconhece e que por estranho que pareça não entra do debate: a necessidade de imigrantes que tem esta Europa onde nascem poucas crianças. É a forma de manter a prosperidade que mesmo em tempos de crise a faz ser a tal terra de sonho.

Esta é a opinião de Leonídio Paulo Ferreira, DN

Sem Dúvida: Os governantes europeus têm medo de se responsabilizarem por uma solução temem as respectivas consequências. A solução, qualquer que seja, é efectivamente difícil de decidir. De qualquer modo urge que a europa acabe com a indefinição que há muito a percorre,( nesta e em muita outras situações) os seus respectivos líderes, carentes de chama, ausentes de ideias inovadoras, não são mais que uma massa amorfa em que não brilha qualquer cristal mesmo pequeno seja.

Sem comentários: