António Guterres, não procurará novo mandato no ACNUR.
Uma porta-voz afirmou à Reuters que "ele vai sair, o seu mandato termina no fim de Dezembro. (...) Ele não vai recandidatar-se".
O nome de Guterres tem sido associado a uma eventual candidatura a secretário-geral das Nações Unidas, além de ter sido falado insistentemente para candidato apoiado pelo Partido Socialista às eleições presidenciais de Janeiro de 2016. Uma corrida a Belém que Guterres já descartou.
"Já me fizeram essa pergunta muitas vezes e eu respondo sempre que não sou candidato a ser candidato.
Sempre me interessei pelo serviço público e pretendo continuar a fazê-lo, mas o que gosto mais de fazer é o tipo de função que tenho actualmente, que permite ter uma acção permanente e directa sobre o que se passa no terreno", afirmou, em Abril, ao canal televisivo.
O anúncio da porta-voz de Guterres, feito à Reuters, surge num momento de grande convulsão social e política na Europa, especialmente no leste e centro e nos Balcãs - com enfoque mediático também no Reino Unido -, devido à vaga de migrantes e refugiados, uns em busca de melhores condições de vida, outros simplesmente a fugir à guerra que assola países como a Síria. (Fonte:J Económico)
Aguardemos, atentamente, os novos capítulos.
Sem comentários:
Enviar um comentário