sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Fenómeno De Alojamento Local Não É Exclusivo De Portugal

Na verdade, em termos absolutos, fica até muito longe dos países europeus com maior número de alojamentos locais. Mas, quando se mede a proporção deste tipo de alojamento relativamente à área, à população ou ao número de casas existentes em cada país, o resultado é outro. Aí, Portugal, e sobretudo Lisboa, joga noutro campeonato.
Começando pela resposta mais direta: considerando o número de registos no Airbnb, a maior plataforma online de alojamento local (e não o número de alojamentos legalmente registados, já que há várias unidades em funcionamento sem deterem licença), França é o país da União Europeia com maior número de alojamentos locais. Entre casas inteiras e quartos, privados ou partilhados, são 513.341 alojamentos em todo o país, segundo os dados fornecidos pela AirDNA ao ECO. Segue-se Itália, com 392.2219 alojamentos, e Espanha, com 287.559 unidades. Entre os oito países analisados, Portugal surge apenas no sexto lugar, com um total de 77.573 alojamentos.

Contudo, tendo em conta a dimensão muito diferente de cada um destes países, a comparação de números absolutos não é a que permite traçar o retrato mais rigoroso deste fenómeno. Quando se mede o alojamento local em função da área de cada país, por exemplo, o cenário volta a mudar. Aqui, Itália passa a ser o país a ocupar o topo da tabela, com 1,3 alojamentos por quilómetro quadrado, seguido pela Holanda (0,98 alojamentos por quilómetro quadrado), Reino Unido (0,87 alojamentos) e Portugal (0,84 alojamentos), que fica assim à frente de França, Alemanha ou Espanha.

(continuar a ler)

Lisboa posiciona-se, assim, como uma das capitais europeias onde o alojamento local assume maior dimensão. O mesmo não acontece quando se avalia o fenómeno a nível nacional. Nesse caso, Portugal continua longe dos países mais pressionados por este setor.

Nota:

Junta quer anular alojamentos locais em Alfama, Castelo e Mouraria registados depois da nova lei

Sem comentários: