quarta-feira, 9 de junho de 2021

Fazer Sequenciação Genómica De Todos Os Casos Graves De Internados E Em Particular Dos Vacinados. Tem De Ser Obrigatório.

 É incompreensível que passado este tempo todo da pandemia em vez de termos evoluído para termos uma informação mais precisa mantenhamos a mesma informação ou menos. O caminho deveria ser o oposto, mais informação para gerar maior conhecimento, fundamentar melhor as decisões e permitir a mobilização das pessoas para a adesão às medidas, o que nesta fase até todos termos vacina é determinante. 

Temos mais informação em Portugal sobre a situação epidemiológica no Reino Unido do que no nosso país. É mais fácil saber a evolução em termos epidemiológicos, de prevalência das variantes, de evolução clínica do que no meu país. E quem diz Reino Unido diz outros países, que além disso têm um modelo de acesso de informação de maior entendimento em que as pessoas acedem aos dados com maior facilidade.
  • Podemos estar perante uma quarta vaga?
  • Que casos estão aparecer nos hospitais?
  • Pode já ser consequência da variante indiana, que as análises do Instituto Ricardo Jorge indicam que pode estar já com transmissão comunitária no país?
  • Lisboa não deve avançar para a próxima etapa do desconfinamento, mantendo as regras atuais. Será suficiente para controlar a situação?
  • O gabinete de crise da OM defende mais critérios na matriz de risco. Como se aplicariam?
  • Vê motivos para que não sejam dados públicos ou que a informação não seja mais regular?
(pode ler aqui a resposta a estas questões por Flipe Froes, Ji )

Sem comentários: