terça-feira, 24 de agosto de 2021

Fique A Saber Que Está Proibido De Votar Se Tiver O Azar De Entrar Em Confinamento Obrigatório Nos Sete Dias Anteriores À Votação.

Ainda falta mais de um mês para a realização das eleições autárquicas mas fique já a saber que está proibido de votar se tiver o azar de entrar em confinamento sanitário obrigatório nos sete dias anteriores à votação.

Esse direito democrático básico é-lhe retirado pelo próprio Parlamento, que durante o ano e meio de pandemia não teve vontade ou competência para encontrar uma solução logística que permita a cada cidadão exercer o seu direito e cumprir o seu dever cívico.

A própria Comissão Nacional de Eleições – tantas vezes, ela própria, fonte de problemas mas não neste caso, onde executa as regras decididas pelos legisladores sem margem para interpretações – diz que há aqui falta de vontade política para resolver o assunto. E é claro que havia soluções para que todos pudessem votar se houvesse vontade do Parlamento para as encontrar e executar.

Este desprezo pelo direito de voto de dezenas de milhares de cidadãos revela como são de crocodilo as lágrimas que muitos responsáveis políticos vertem perante a subida regular dos níveis de abstenção. É uma preocupação que dura meia hora nas noites eleitorais e que fica sempre bem nos discursos. Mas quando chega um momento que requer decisões e acções concretas que demonstrem que o Parlamento respeita o voto popular e cria condições para que ele possa ser exercido por todos, é isto que estamos a ver. (ler texto completo)

Sem comentários: