sábado, 11 de dezembro de 2021

A Frase

 A reforma do modelo da urgência hospitalar é uma verdadeira emergência, em particular para os cirurgiões dedicados à carreira hospitalar e ativos nos hospitais públicos. Impõe-se este debate, que é urgente. O atual modelo está esgotado. (Público)

A “crise das urgências”, em particular no domínio da cirurgia geral, não é algo de novo ou imprevisível. Há anos que está instalada, agudizando-se em função de alguns fatores, sendo o mais recente a pandemia do vírus SARS-CoV-2, mas é, fundamentalmente, consequência de uma realidade há muito identificada e para a qual não se têm procurado soluções de fundo.A Ordem dos Médicos vem chamando a atenção para alguns atores determinantes para a situação caótica que agora se vive em vários hospitais, para não dizer muitos ou mesmo todos! Os recursos humanos escasseiam em todos os grupos profissionais, mas fundamentalmente faltam médicos e enfermeiros. 

Nota: Um exemplo gritante do caos nos Hospitais é o Hospital de Setúbal . Falta de médicos e enfermeiros sim, mas também uma desorganização gritante que agrava em muito tudo o que se passa neste Hospital nomeadamente no SO.

Sem comentários: