terça-feira, 28 de junho de 2022

Saiba Qual A Origem Do Pástico Que Contamina Os Nossos Oceanos


Todos os anos, cerca de 11 milhões de toneladas de plástico entram no oceano, poluindo os mares e comprometendo a sobrevivência de espécies marinhas e costeiras. Mas de onde vêm estes plásticos?

Plástico enviado para o oceano em 2019

Dados de 2019 mostram que as Filipinas são responsáveis por encaminhar para o mar mais de 356 mil toneladas de plástico, cerca de um terço do total que contamina o oceano. O segundo país mais poluidor é a Índia, com cerca de 127 mil toneladas por ano, seguindo-se a Malásia, com mais de 73 mil toneladas, e a China, com 71 mil toneladas. Portugal é responsável por enviar para o mar 76 toneladas de plástico por ano.

Estes números dramáticos colocam em perigo mais de 800 espécies marinhas e costeiras, que veem os seus habitats poluídos, ficam presas ou ingerem estes plásticos. Segundo a UNESCO, todos os anos, os restos de plásticos são responsáveis pela morte de mais de um milhão de aves marinhas e mais de 100 mil mamíferos. E entre todo o género de plásticos que invadem o mar, 89% continuam a ser plásticos de uso único, como sacos. Se nada for feito, a UNESCO deixa o alerta: mais de metade das espécies marinhas do mundo vão estar em perigo de extinção em 2100.  

(Saiba mais aqui)  

Sem comentários: