terça-feira, 30 de maio de 2023

As Frases

Era inevitável, neste contexto geopolítico, o afastamento de empresas chinesas de setores-chave, como o 5G. Mas poderia e deveria ter sido feito de outra forma, com outro tempo, na defesa dos interesses portugueses, que nem sempre são coincidentes com os de outros Estados, sejam os EUA ou Estados europeus. Passámos a ser o mais agressivo dos Estados europeus, até agora, a afastar os chineses do 5G, uma decisão que é política, não é técnica, que acabaria por suceder, mas teria de ser feita com tempo e com a diplomacia necessárias.

 
Qual será então a razão? Será que António Costa está a pôr à frente dos interesses nacionais, e das empresas portuguesas e a operar em Portugal, a sua vontade de chegar a um cargo europeu e o apoio político de algumas das mais importantes capitais da União?           (António Costs, ECO

O governo está à beira do abismo, mas insiste em dar o passo em frente. Espera o empurrão político, a traição ideológica, o escândalo final. Sim, porque o governo já não existe enquanto entidade política ao serviço do país. A atitude do primeiro-ministro no parlamento confunde-se com a disposição de um réu em tribunal. Quem tem a “consciência tranquila” não se comporta como quem esconde um qualquer “pensamento crime”   (Carlos Marques de Almeida, ECO)

Sem comentários: