O desespero cria soldados-suicidas com grande facilidade em Gaza. E mais: Israel sabe que por cada líder morto do Hamas, outro se levanta, ainda mais feroz e criativo. E, no meio deste braço-de-ferro permanente, está sempre à vista, minuto a minuto, a total impossibilidade de cada lado ver a perspetiva do outro e optar por não responder. Por isso mesmo, esta é a maior e mais eterna guerra do nosso planeta.
Já não há espaço para recuos ou arrependimentos. Continua sem haver um projeto de vida possível para quem vive em Gaza, Israel é cada vez mais suscetível ao discurso extremista, e países como o Irão (e a Rússia) jogam milhões naquele tabuleiro para construir uma nova desordem internacional.domingo, 15 de outubro de 2023
Esta É A Maior E Mais Eterna Guerra Do Nosso Planeta
Esta é a maior e mais eterna guerra do nosso planeta. Um confronto dentro da História, fruto de uma luta étnico-religiosa entre Javé e Alá que nenhum aplaca. (Daniel Deusdado, DN)Retirar um milhão de pessoas do Norte de Gaza para a bombardear e limpar de snipers é uma tarefa impossível. Porque Gaza é, à escala do século XXI, mais do que um beco sem saída de 2,5 milhões de pessoas. É o terreno fértil de recrutamento de vinganças contra o vizinho opressor, o laboratório do terrorismo iraniano e de todas as organizações que pretendem destruir - é esta a palavra - a civilização ocidental em Israel representada. Mas é também uma terra repleta de escudos-humanos que não podem ser abatidos, nem tratados como se vivessem num campo de concentração.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário