segunda-feira, 15 de abril de 2024

A Frase (85)

O director do Expresso foi um pouco infantil, como nas desculpas de criança apanhada com um erro grosseiro numa prova: “Ó Senhor Professor, a culpa é daquele menino, que me passou uma cábula errada.”
 (José Ribeiro e Castro, OBSR)

Estamos numa fase totalmente nova em Portugal: a liderança da oposição está na comunicação social. Sem imparcialidade, nem isenção, sem independência, nem objectividade, punhos levantados e trombetas sempre assestadas. (...)

O primeiro-ministro também não tinha o menor interesse em ludibriar. O Expresso, por exemplo, anuncia – como a generalidade da comunicação social – que o desenho técnico definitivo desta medida relativa ao IRS está a ser ultimado, para ser apresentado nesta semana. Então, o governo ia enganar, no debate, para se auto-desmascarar na semana seguinte?… Não faz sentido nenhum. Têm de inventar outra. (...)

Quem andou muito mal, além dos deputados de populismo encartado, foi Alexandra Leitão e a bancada do PS que lidera. Se há alguém que, pelo lado de lá, sabe tudo desta medida e do seu histórico parlamentar, são os socialistas. Foram o interlocutor do PSD e da AD neste específico debate político. Estão cansados de saber que não houve fraude, senão tê-la-iam logo suscitado. Tudo não passa de um aproveitamento sem razão de factos conhecidos. Porventura um jogo cruzado das “fontes”: “sim, sim, diz que foi embuste, que nós também dizemos”. Da líder parlamentar do PS espera-se mais estatura. (...)

Sem comentários: