terça-feira, 29 de outubro de 2024

A Frase (270)

A iniciativa “Água que une”, marcou pontos: foi gerada a oportunidade de se avançar para um plano integrado para a gestão da água (é o que resulta do supramencionado Conselho de Ministros), e foi criada a expetativa de que tal seja feito com rapidez e sem “nins”. Se perdermos a oportunidade e gorarmos a expetativa, o que poderia ser um passo em frente representará um gigante passo atrás.    (Francisco Gomes da Silva, OBSR)

A “questão da água” é muito importante que se tenha uma abordagem tão integrada quanto possível: todas as origens, todo o país, todos os usos e todos os horizontes temporais. A água não é uma questão superficial ou subterrânea, não é uma questão do Norte ou do Sul, não é uma questão da agricultura ou do consumo urbano e não é uma questão do hoje ou do amanhã. É uma questão de todas essas dimensões em simultâneo: é uma questão da coesão, é uma questão do território, é uma questão do ambiente, é uma questão da economia. É sobretudo uma questão do País e das pessoas. 

Governo tomou algumas decisões com impacto evidente na gestão da água, nomeadamente em relação ao abastecimento do Algarve (Dessalinizadora em Albufeira e Estação Elevatória no Pomarão).

Sem comentários: