segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

A Frase (308)

Daniel Kahneman tem uma frase onde diz que “há uma grande limitação da nossa mente: a nossa excessiva confiança naquilo que julgamos saber e a nossa aparente incapacidade para compreender a extensão da nossa ignorância e a incerteza do mundo em que vivemos”. Na verdade, a nossa ignorância é maior do que normalmente supomos, pois tem três componentes: o que sabemos que desconhecemos, o que nem sabemos que desconhecemos e o que pensamos que sabemos. (Maria da Conceição A Silva, J Económico)

Para obter evidências, precisamos de uma abordagem científica na análise de dados e na tomada de decisões, utilizando tanto o raciocínio dedutivo (partindo de uma hipótese e testando a mesma) quanto o indutivo (fazendo análises exploratórias de dados que podem servir de base a teorias). Mas, nos dias de hoje, a própria ciência está em risco.

Já não basta ser um artigo científico – é preciso perceber quem o escreveu e se há interesses económicos por trás da escrita, onde está publicado (há revistas de topo, de qualidade e revistas predatórias – com comportamentos que muito devem à ética). Por esse motivo, nunca como hoje foi tão importante o espírito crítico. Precisamos de colocar as perguntas certas, precisamos dos dados certos e das análises aos mesmos feitas de forma rigorosa, para podermos de facto chegar a evidências.

Sem comentários: