Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

A Frase (257)

 A esquerda é contra a natureza humana tanto na competição como na cooperação. (Filipe Simões de Almeida, OBSR)

No artigo “O politicómetro explica o maior embuste da política”, referi que a esmagadora maioria dos meios de comunicação colaborou activamente ao longo de séculos com as correntes políticas de esquerda, para criar o embuste de classificar as políticas defendidas pelos partidos de esquerda como “boas” e classificar as políticas defendidas pelos partidos de direita como “más”.

Por coincidência, foi divulgada recentemente a deturpação feita pela BBC aos discursos do presidente dos EUA, que ilustra inequivocamente o colaboracionismo da BBC com a esquerda. O que ainda não se sabe generalizadamente é que a BBC (e não só) deturpa sistematicamente em favor da esquerda, como refere Alberto Gonçalves no artigo “O rigor mortis da BBC”, revelando apenas a ponta do iceberg.

Esse embuste assenta numa questão ainda mais profunda, que é o facto da esquerda ser contra os dois instintos básicos da natureza humana, a competição e a cooperação.

Está na natureza de qualquer ser vivo, vegetal ou animal, competir para sobreviver. A competição é o instinto mais básico de todos. Competimos para sobreviver ao lutar por alimentação (em geral, recursos) e ao lutar por integridade física (em geral, segurança, nuns casos defendendo e noutros atacando). (...)

Com a evolução da espécie humana, tal como na generalidade dos seres vivos, foi sobressaindo outro instinto, o da cooperação, que é o segundo instinto mais básico.

Esses dois instintos básicos – competição e cooperação – coincidem com os dois eixos de aglutinação das políticas que referi nos meus artigos anteriores sobre o politicómetro: O eixo da economia está relacionado com a competição.
O eixo da convivência está relacionado com a cooperação. (...)

Como é que as correntes políticas de esquerda olham para isto? São contra!

No eixo da economia, são contra o instinto básico da competição, que corresponde ao primado do individual.

No eixo da convivência, são contra o instinto básico da cooperação, que corresponde ao primado do colectivo.

Ou seja, a esquerda é contra a natureza humana tanto na competição como na cooperação. (ler texto na íntegra)

Sem comentários: