Quem coloca uma máscara sente-se interiormente transformado e assume por todo o tempo que usa as qualidades do ser que ela representa(deus ou demónio).
Isso levou a que se concebessem as máscaras nem sempre como disfarce visual,mas muitas vezes de modo "absoluto",como objectos de arte e de culto autónomos,como por exemplo as máscaras de pedra verde da cultura Teotihuacám ,no antigo México.
Máscaras rituais de madeira desempenham um papel especial em muitas partes de África negra e da Melanésia,e entre outros,nos rituais das ligas secretas.
As máscaras teatrais remontam às máscaras culturais do deus do vinho Dionísio.
Máscaras terrificantes teriam função de objectos decorativos,de afastar influências negativas.
As máscaras de elmo da era romana provavelmente não tinham só função protectora,mas serviam para dar uma aparência heróica a quem as usasse.
No Extremo Oriente,são bastante conhecidas as máscaras artísticas de madeira utilizadas no teatro No(máscaras de jovens,de homens,velhos,velhas e demónios).Essas teriam função de exprimir sinteticamente os caráteres e acentuar a expressão gestual dos autores.
HÁ QUEM MUDE DE MÁSCARA VÁRIAS VEZES NA VIDA
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