quarta-feira, 22 de abril de 2009

À procura do Elogio


Havia um homem excepcionalmente rico que, só por isso, costumava procurar o elogio dos outros. Habituara-se aos elogios, mas na localidade onde vivia havia uma pessoa que nunca lhos tinha feito. Era um homem muito modesto. O rico foi visitá-lo e disse-lhe:
-Se lhe oferecesse vinte por cento da minha fortuna, adulava-me?
-Seria uma partilha demasiado desigual para que fosse merecedor dos meus elogios-respondeu o homem.
-E se lhe desse metade da minha fortuna'
-Nesse caso, como estaríamos em igualdade de condições, não teria nenhum motivo para o adular.
-E se lhe oferecesse toda a minha fortuna? - perguntou o rico, exasperado.
-Se eu fosse dono de semelhante fortuna, por que havia de o adular?-perguntou o homem modesto.
O homem rico voltou para casa enfurecido, embora no seu interior não pudesse deixar de admirar a única pessoa que não lhe fazia elogios.

Quão fraco e pobre acaba por ser aquele que precisa constantemente do elogio para se reafirmar e alimentar o seu mesquinho ego!
Mesmo que tenha todas as posses do mundo, comporta-se como um miserável e torna-se o pior dos mendigos, já não pede para comer ,mas para dar de comer ao seu ego voraz .

Sem comentários: