domingo, 24 de maio de 2009

O Manual de Aplicadores

Todos sentem que o ano foi em grande parte perdido.
Pior : todos sabem que a escola está, hoje, pior do que há um ano.

.......a linha geral do ministério, a sua política e a sua estratégia estão inteiras e explícitas nestes manuais (Manual de Aplicadores) . Trata os professores como se fossem imaturos e aldrabões. Pretende reduzi-los a agentes automáticos. Não admite a autonomia. Abomina a iniciativa e a responsabilidade. Cria clima de suspeição. Obriga os professores a comportarem-se como robôs.
............
Ou ........ o ministério revela a sua real natureza. Tem uma concepção centralizadora e dirigista da educação e da sociedade.Entende sem hesitação gerir milhares de escolas. Considera os professores imbecis e simulados. Pretende que os professores sejam funcionários obedientes e destituídos de personalidade.Está disposto a tudo para estabelecer uma norma burocrática, mais ou menos "taylorista", mais ou menos militarizada, que dite os comportamentos dos docentes.
.................

(excertos - Aplicadores , António Barreto no Jornal Público de 24-5)

Esta é uma análise lúcida da actuação do ME .Vale a pena ler na íntegra.

Pois, mas o que foi desconstruído nestes últimos três anos e tentado refazer da pior maneira possível vai custar muito caro ao país e a sua juventude. Organizar no meio do caos e de maus hábitos que entretanto foram adquiridos vai ser muito complicado.

Também aqui ,pode ler na íntegra ->http://o-jacaranda.blogspot.com/ 


 

Sem comentários: