terça-feira, 18 de agosto de 2009

Maior Preocupação É Com Mutação Do H1N1


A grande preocupação agora é a possível mutação do vírus, como aconteceu com a gripe espanhola em 1918, dando origem a uma cepa muito mais agressiva. Os especialistas temeram que isso tivesse acontecido quando surgiu um surto particularmente forte na Argentina. Mas o sequenciamento genético mostrou que isso ainda não aconteceu.

Se o vírus sofrer uma mutação, todo o trabalho feito até agora para o desenvolvimento de uma vacina será perdido, sendo necessário começar do zero a partir da identificação do vírus modificado.

Uma preocupação ainda maior entre os cientistas é a possibilidade do surgimento de um vírus híbrido, que poderia emergir a partir da infecção com H1N1 de pessoas portadoras do H5N1, da gripe aviária, que é muito mais letal - a mortalidade da gripe aviária alcançou 30% dos infectados.

Alguns dos médicos e cientistas que tomaram providências parecem ter sido motivados mais pela preocupação de que os estoques dos medicamentos se esgotem do que pela gravidade da doença.

Afinal, se o vírus sofrer uma mutação significativa antes que uma percentagem grande da população tenha sido vacinada, as vacinas serão inúteis. Mais importante ainda, a resistência ao Tamiflu poderá surgir se a droga for largamente usada em pessoas com sintomas muito suaves. "A situação precisa ser cuidadosamente monitorizada," diz Fiers. "A influenza já nos surpreendeu muitas vezes antes."


Sem comentários: