sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pura Espionagem - ME - Vieira da Silva


De cabeça Perdida?
Ministro acusa MP de Espionagem? O que é isto?

Em entrevista à Antena 1, o ministro da Economia Vieira da Silva, criticou as escutas de conversas do primeiro-ministro, José Sócrates, com Armando Vara, registadas no âmbito do processo Face Oculta.

E afirmou:

«O que motiva essas forças e as pessoas que estão por trás do que me parece ser uma ilegalidade não é qualquer averiguação relativamente a qualquer processo de corrupção, é pura espionagem política, porque estar a ouvir um dirigente de um partido que também é primeiro-ministro sobre temas políticos e depois colocá-los nos jornais através de escutas cuja legalidade é mais do que duvidosa, considero isso algo de extremamente preocupante», afirmou Vieira da Silva .

E já há reacções a estas declarações:

Numa reacção a estas declarações, em nome do PSD, Fernando Negrão, considerou que «estão a ser ultrapassadas todas as fronteiras razoáveis do respeito pela separação de poderes».

É «inaceitável» ministro acusar MP de «espionagem política»

«Estas declarações deste membro do Governo constituem uma pressão inadmissível sobre o funcionamento da justiça, designadamente no que respeita à autonomia do Ministério Público», acrescentou.

Fernando Negrão defendeu que «é preciso que o senhor ministro explique se conhece o conteúdo das alegadas escutas existentes e, se conhece, como é que chegou ao seu conhecimento, uma vez que ainda não é do conhecimento público».

«Se não conhece, é uma exigência do Estado de direito democrático solicitar-lhe que se retrate, sob pena de isso significar uma ingerência inadmissível no poder judicial e uma ameaça ao Estado de direito», concluiu o deputado do PSD.

Também António Filipe do PCP reagiu dizendo -«As afirmações do ministro da Economia, Vieira da Silva, são absolutamente inaceitáveis. Um ministro acusar o Ministério Público de estar a fazer espionagem política é uma acusação absolutamente inaceitável e que merece da nossa parte a mais viva condenação».

E reforçou - « São absolutamente deploráveis e constituem efectivamente uma pressão relativamente ao Ministério Público que não é de forma nenhuma aceitável para alguém que tem responsabilidades governativas».

Fonte: TVI

Sem comentários: