Dan Ariely professor de Economia Comportamental no MIT, diz que "A crise é culpa da natureza humana".
E, podemos pensar em certos comportamentos como por exemplo, o fascínio pelo grátis, a relatividade que existe em tudo ou a influência que a " Bíblia" pode ter na honestidade.
Muitas pessoas são capazes de roubar uma maçã mas seriam incapazes de roubar o dinheiro correspondente. A desonestidade diminui quando há dinheiro envolvido e, também, como aconteceu numa experiência de Ariely, quando as pessoas lêem a "Bíblia" antes.
Deixar ao livre arbítrio , já se sabe que os comportamentos individuais não são muitas vezes os mais adequados, seja a poupar, privilegiando o presente em detrimento do futuro, seja a endividar-se para ter um carro maior do que o vizinho ou seja na incapacidade de encontrar solução para o problema do aquecimento global. Há comportamentos que podem geram resultados finais completamente irracionais. E, em muitos casos, são demasiados previsíveis para não serem levados em conta.
Fonte: Expresso
É verdade que a natureza humana tem destas coisas. A época instável em que vivemos não nos permite fazer planos porque tudo muda rápida e imprevisivelmente o que não ajuda nada . Mas, se a regulação continuar a entrar em todos os aspectos da nossa vida, o que seremos 'amanhã'?! -Autómatos, prisioneiros de regras que nos tolhem o querer ser e a experiência de errar para poder aprender ! Até quando nos deixarão ainda preservar um pouco da nossa liberdade?!
1 comentário:
Vivo na província, não estou completamente à parte disso mas orgulho-me de ter um chapéu de chuva com uns buracos.
Estou cada vez mais à parte com as minhas ovelhas e há mais dum ano que não leio um Expresso.
Um abraço a aprender
Enviar um comentário