Do ponto de vista simbólico, as sombras não são apenas o signo de uma luz protegida, mas também de obscuras entidades dotadas de vida própria. São sósias misteriosas dos homens e muitas vezes são consideradas imagens de sua alma (algumas línguas definem imagem, alma e sombra com a mesma palavra).
A ausência de sombra, por exemplo no caso de ela ter sido vendida ao diabo, significa a perda da alma.
Segundo a lenda, aquele que não pode ver a própria sombra está destinado a morrer, assim como aquela pessoa que pisa a sua própria sombra. " Saltar a própria sombra" é uma expressão idiomática que significa " executar tarefas impossíveis".
Tomava-se muito cuidado para não ser tocado pela sombra de pessoas temidas (por exemplo feiticeiras), para não cair assim no seu domínio.
Nas metáforas filosóficas o mundo da aparências materiais é muitas vezes considerado uma sombra do verdadeiro mundo das ideias, como no mito da caverna de Platão. - Para a psicologia profunda, a sombra é um símbolo das camadas inconscientes da personalidade, que podem ser incorporadas e transformadas na complexa estrutura da experiência apenas mediante um processo de individuação.
1 comentário:
gostei! a alegoria da caverna tem muito que se lhe diga!
Enviar um comentário