segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arqueologia - Escavações Na Igreja do Espírito Santo Revelam Achados ...


Em Alcácer Do Sal


Numa área de apenas 220 metros quadrados foi descoberto um manancial de vestígios que abarca 26 séculos e dá a conhecer o que era a vida nesta cidade desde a Idade do Ferro, passando pelos períodos romano e muçulmano, até ao século XIX.


Os primeiros níveis detectaram cerca de 60 enterramentos, do século XV/XVI ao século XIX e materiais associados ao culto dos mortos. A análise antropológica das ossadas permite também conhecer doenças, alimentação e outros hábitos. Ao baixar o nível do terreno, os arqueólogos identificaram três graus de ocupação humana, presumivelmente entre o séc. III/IV a.C. e o séc. X/XI d.C., compostos por estruturas correspondentes a pequenas habitações e um nível de lixeira de um possível forno de produção de cerâmicas, havendo uma preponderância de vestígios romanos.
Entre os achados, destaque para fragmentos de cerâmica (nomeadamente importada) e algumas peças inteiras; restos de comida, que revelam não só o tipo de culturas agrícolas, como a alimentação praticada na época; e um dolium (enorme contentor para colocar cereais) datado da época romana.


Há dois anos que a Igreja do Espírito Santo acolhe as escavações, sempre de porta aberta para receber turistas ou simples curiosos interessados por arqueologia.

2 comentários:

Zé Povinho disse...

Muitos dos trabalhos arqueológicos nunca chegam ao grande público, e é pena. Não basta apenas escrever livros, fazer teses, importa divulgar. Obrigado por esta informação.
Abraço do Zé

mfm disse...

Zé Povinho:
A nossas origens, a nossa história são sempre importantes. São pedaços daquilo que somos e explicam muitas vezes porque o somos.
Abraço