domingo, 26 de setembro de 2010

A Economia E A Educação ...

Imagem de granelandia.blogspot.com
Mais de 22 mil computadores Magalhães já foram distribuídos a alunos do 1.º e 2.º anos e a professores do 1.º ciclo do ensino básico, enquanto outros 11 mil serão disponibilizados até ao fim do mês.

Segundo Nuno Crato, Expresso, um grupo de investigadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte analisou uma amostra gigantesca de 150 mil estudantes, seguidos durante cinco anos, concluindo que os jovens não melhoram os seus conhecimentos pelo simples uso de computador pessoal.
Mais recentemente, investigadores do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Carnegie Mellon estudaram os resultados da introdução de banda larga nas escolas portuguesas. Analisaram mais de 900 escolas entre os anos 2005 e 2009 tendo verificado que as escolas em que mais tinha aumentado o uso da Internet foram aquelas em que os resultados escolares diminuíram. Os resultados são provisórios medem o primeiro efeito, e estão sujeitos a críticas, mas é útil que este tema seja estudado analisado e quantificado com rigor, assim ficamos a conhecer a contribuição desta ideia tão propagandeada pelo Governo para a melhoria na educação.

Grandes nomes da economia e econometria da educação, como Hanushek, D. Checchi, W. Schmidt, estarão em Portugal em Janeiro, será interessante ver os resultados que serão apresentados.Uma das descobertas mais surpreendentes dos modernos estudos sociais quantitativos é a ' não existência de uma relação sistemática nem de relações fortes entre os gastos da escola e o desempenho dos estudantes'- A frase é de Erik Hanushek.

Nota: Pretende-se poupar nas contribuições para os que mais necessitam e esbaja-se apostando num resultado não comprovado - isto é  - para os alunos.

Sem comentários: