sábado, 18 de setembro de 2010

A Injustiça Facilitadora Das Novas Oportunidades

Por mais que insistisse não conseguia passar. No ano passado, arranjou a solução ideal para contornar o problema. Inscreveu-se num Centro de Novas Oportunidades, frequentou dois módulos e em meses conseguiu equivalência ao 12º ano. Acabou de entrar na Faculdade. É oficialmente, segundo as listas do Ministério Do Ensino Superior, o aluno com a mais alta nota de candidatura do país : 20 valores. Esta nota corresponde ao único exame que fez - Inglês - em que obteve 20, foi-lhe atribuída 'administrativamente' essa nota como média de curso,estão dispensados dos outros exames - a lei permite-o.
O jovem Tomás Barcelos, de 23 anos sente que beneficiou de uma injustiça, embora reconheça que para ele foi óptimo.
Então e os outros?- Que passam anos a esforçar-se para ter boas médias ?
Esta história está longe de ser única.
Luís Capucha, presidente da Agência Nacional para a Qualificação e também responsável pelos programas NO, afirma: "não faz sentido aferir a dificuldade se ingresso pelo número de exames exigidos" aos estudantes.- Que tal, não acham uma resposta lógica ? - É assim que vai a Educação neste país.

Nota: Com as NO, uma pessoa que tem o 7º ano pode fazer o 9º em 6 meses e a seguir, em ano e meio, consegue tirar o 12º, pode assim ter a possibilidade de tirar o lugar às pessoas que se esforçaram e frequentaram o ensino regular.

Fonte: Expresso

Sem comentários: