... O que será Mais Justo: Aumentar Impostos Ou Reduzir Despesa ?
Não se vislumbra em Sócrates e no ‘cocktail' de contradições que é o seu plano de governação - que combina grandes obras públicas com aumento de impostos e uma defesa cega e tacticista do Estado social -, a energia reformadora que o país precisa para afastar o fantasma do Fundo Monetário Internacional.
Para um governo barricado e que desperdiça as suas últimas energias num supérfluo combate político, aumentar impostos é sempre mais fácil. A medida é transitória, distribui o mal pelas aldeias e, sobretudo, não atinge interesses instalados. Compreende-se porque Sócrates receia tanto a redução da despesa quanto Astérix e os gauleses temiam que o céu lhes caísse em cima da cabeça
Estas palavras foram ditas por Sócrates, na sua tomada de posse, a 12 de Março de 2005 : o país conhecerá a verdade sobre a situação orçamental - mas essa verdade não será para nós um instrumento de mero combate político mas um passo necessário para apresentarmos ao país e ao Parlamento um programa de acção para enfrentar os problemas orçamentais".
Na altura, a maioria dos portugueses via-o como a solução.
Hoje, tende a olhá-lo como um problema.
Fonte: Miguel Coutinho,DE
Sem dúvida, Sócrates - é o problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário