domingo, 12 de dezembro de 2010

Como Separar O Trigo Do Joio Nos Debates



O debate público anda confuso. Por cada comentador que sabe do que fala, existem pelo menos dois outros com conhecimento supérfluo mas uma capacidade infinita de gerar sound bites e exprimir convicções tão fortes quanto efémeras. Quem quer estar informado achará difícil distinguir o que está correcto daquilo que apenas soa bem.

Para separar o trigo do joio, nos debates sobre economia aconselho que pare de ler ou ouvir quando um autor acusar outros de serem neoliberais ou keynesianos. Relembre-se dos trabalhos de grupo que fez na escola. Alguns alunos tentavam responder aos problemas postos. Outros, entretinham-se a chamar nomes aos colegas. A quais é que hoje prestaria atenção? Se quer aprender economia, ouça aqueles que tentam compreender a economia, não os que se entretêm a discutir os economistas.

Uma variante deste conselho é desconfiar de quem afirma que a sua perspectiva é de esquerda ou pró-mercado. O discurso económico não é politicamente neutro ou apenas técnico. Também não o são o discurso da história, da arquitectura, ou até da matemática. Mas, em todos os campos, há um esforço contínuo para acumular conhecimento e abandonar ideias sem lógica ou desmentidas por factos. Quando o principal argumento a suportar uma análise é a sua posição ideológica, normalmente os outros argumentos são muito fracos.

Ricardo Reis, J i

Sem comentários: