terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Se Pudéssemos Acreditar ...

Segundo um grupo de economistas do FMI, Portugal será o país que, entre 25 economias avançadas e emergentes, terá de fazer um menor ajuste orçamental até 2020, caso consiga atingir o seu objectivo de redução do défice até ao final de 2013.
O estudo, realizado por um grupo de economistas e publicado a 1 de Dezembro, adianta que o menor ajuste orçamental até 2020 só será possível se as circunstâncias em que se baseia o trabalho, incluindo dados e projecções, não mudem.
O artigo, que não reflecte necessariamente a visão do FMI, diz ainda que Portugal junta-se ao Reino Unido e à Espanha nos países que, antecipando a sua consolidação no tempo, incorporaram medidas "robustas".
Fonte: DE

Eis que de imediato surge José Sócrates a afirmar: o estudo do FMI confirma que Portugal está de facto a consolidar as contas públicas.Portugal está na linha da frente dos países que estão a fazer uma consolidação.

Como seria bom, se por uma vez, pudéssemos acreditar nas palavras do primeiro-ministro.
Mas, as afirmações em tece o seu brilhante raciocínio, à partida, parecem no mínimo enroladas em não verdades. Primeiro - O artigo parece não reflectir necessariamente a visão do FMI. Segundo - as medidas são robustas, mas não temos a certeza da eficácia do modo como serão aplicadas (as excepções já estão por aí). Terceiro - O ajuste orçamental é previsível para já até 2020 e com muitos SE(Se) ...
Aguardamos os próximos capítulos com esperança que alguma vez este o outro qualquer primeiro-ministro nos falem de um modo límpido, sem subterfúgios ou artimanhas.

Sem comentários: